Bom pessoal, neste artigo irei falar sobre um dos assuntos que mais se fala em relação ao universo dos Games: a Emulação. Irei explicar os detalhes técnicos sobre tudo o que está relacionado a isso. Mas de uma forma prática e didática. Vamos lá
O que são os Emuladores
Na computação, o emulador é um software que reproduz as funções de um determinado ambiente, a fim de permitir a execução de outros softwares sobre ele, simulando assim o comportamento de um hardware específico. O emulador juntamente com a Bios, são os responsáveis pela simulação dos circuitos integrados ou chips do sistema de hardware em um software.
Agora no Universo dos Games, o emulador é um software capaz de criar os mesmos ambientes e funções dos consoles e arcades, mas agora, em um ambiente externo. Isso só é possível através da ‘clonagem’ das informações contidas nos chipsets das placas dos arcades e consoles.
Existe um conhecido emulador, chamado Snes9x. Ele é um software de emulação do famoso e amado console Super Nintendo 16 Bits.

A tarefa do emulador Snes9x é simplesmente simular e recriar o mesmo ambiente e as mesmas funções do console Super Nintendo 16 Bits, tornando assim, um ambiente favorável para jogar os mesmos jogos feitos para o console.
O que são as Roms
As Roms são basicamente os jogos. É feita a extração com uma cópia (uma clonagem) dos jogos diretamente nas placas dos arcades e dos cartuchos dos consoles.

Essa extração e cópias ‘clonadas’ diretamente, são transformadas em arquivos que, posteriormente, serão reconhecidos e executados como jogos pelo emulador.
Bios – Qual a sua funcionalidade
As Bios desempenham um papel fundamental para os softwares de Emulação, pois fazem com que eles, os emuladores, reconheçam e executem os jogos de maneira satisfatória. A função da Bios é ‘imitar’ e de maneira igual, a mesma função que os chipsets das placas dos arcades e consoles tem.
Abaixo deixarei a imagem exemplificada do que seria um tipo de Chipset ou Circuito Integrado (CI), do qual a Bios simula no mundo da emulação.

Em consequência a tudo isso, o Emulador e a Bios trabalharão juntas para a melhor fluidez da emulação, fazendo com que as Roms sejam reconhecidas e, se tornem jogáveis como um cartucho de videogame ou um arcade.