Recalbox – Conheça Esse Sistema Fantástico

Olá pessoal, neste artigo eu falarei sobre o Recalbox, qual a sua funcionalidade e usabilidade. Um sistema maravilhoso que possibilita voltarmos a era dos arcades e consoles antigos. 

O que é o Recalbox?

O Recalbox é uma plataforma Front End, ou seja, um sistema gráfico personalizável que roda a frente de outro sistema que irei mencionar logo mais abaixo. Ele foi criado por desenvolvedores e programadores Franceses. De tempos em tempos ele recebe atualizações e melhorias em versões estáveis e beta.

Qual a finalidade do Recalbox

Ele tem por principal finalidade, o uso como multijogos. Por trás do Recalbox temos o Emulationstation, este que por fim, recebe o Retroarch, o qual engloba os mais variados emuladores. Esses emuladores ou cores tem por finalidade emular as placas dos arcades e consoles que já existiram no mundo. Para exemplificar o que mencionei mais acima sobre o Recalbox ser um Font End, pode-se dizer a grosso modo, que o Recalbox é a interface gráfica que roda acima do EmulationStation.

Existe um concorrente de peso ao Recalbox, o poderoso Retropie. O Retropie é um sistema mais robusto do que o Recalbox, com funções mais avançadas de usabilidade, de recursos e de configurações.

O Recalbox representa o que há de mais nostálgico e fantástico no universo dos arcades, consoles (videogames) e jogos antigos. Um dos sistemas mais usados e amados do seleto mundo dos RetroGames.

Ele trás de volta, para todos, a possibilidade de voltar ao passado, de voltar a era de ouro dos arcades e consoles. Mesmo aqueles mais novos, que não vivenciaram essa época, podem usufruir ter a sensação de como foi essa época.

Qual o público do Recalbox?

Bom, o Recalbox é feito para os colecionadores apaixonados e para os amantes dos videogames. Aqueles gamers que não possuem mais os seus adorados jogos e consoles mais antigos, que nunca esqueceram da sensação de assoprar uma fita e relembram com alegria os momentos vividos com os amigos, vizinhos e familia. Momentos de quando se reuniam em um final de semana, nas salas, nos quartos, para contemplarem momentos de felicidade e aventuras. Quando se passavam horas jogando jogos de luta como Street Fighter, Mortal Kombat, King Of Fighters. Das parcerias enquanto jogavam jogos estilo beat’n up como Double Dragons, Final Fight, Caddilac & Dinossauros; dos jogos cooperativos como Golden Axe, Super Contra e Metal Slug. São tantos exemplos que não tenho como mencionar aqui.

Com o Recalbox temos a possibilidade de jogar aquele jogo raro, jogo que saiu para aquele console (videogame) que nunca tivemos a oportunidade de jogar ou comprar.

Ele une diversas sensações e emoções, em um único lugar.

Como baixar o Recalbox

O Recalbox é distribuido digitalmente de forma gratuita pelos próprios desenvolvedores e programadores, diretamente no site oficial do projeto. Mas desta forma, o Recalbox vem como um sistema bem básico, um sistema muito cru. Nele não encontramos todas as Bios necessárias e nem as milhares de roms que temos por ai.

Quem saber mais do que se tratam as roms e as bios?

Outras maneiras de se adquirir o Recalbox

Fazendo uma busca pela internet é fácil encontrar diversos arquivos de imagens do Recalbox para baixar também de forma gratuita.

Existe também a possibilidade de comprar, seja de maneira digital ou física com o Cartão MicroSD. Mas esse modalidade não é praticada pelos desenvolvedores oficiais do Recalbox.

Tenho versões que trabalhei durante meses e meses. Baixei oficialmente com o sistema base, cru. Fui com o meu suor e trabalho, adicionando, modificando e alterando temas; mapeando botões dos controles; baixando e editando inúmeras imagens dos jogos. Adicionei milhares de roms (jogos). Deixei o sistema Recalbox personalizado, com a minha cara e do meu jeito.

Testei jogo por jogo, olhando aqueles que abriam no sistema e aqueles que não executavam. Fiz o pente fino e deixei o melhor dos mundos para o Recalbox: todos os jogos funcionando.

Esse sistema resolvi dispor à venda, pois como mencionei, tive total dedicação e empenho para ele. Hoje, é um sistema bem completo.

Nesse outro post eu irei mostrar quais os componentes necessários para você poder usufruir dessa plataforma tão fantástica.

%d blogueiros gostam disto: