Recalbox – conheça esse sistema fantástico

Olá pessoal, nesse artigo eu irei falar sobre o Recalbox, um sistema fantástico que você precisa conhecer. O Recalbox trás de volta para todos, a possibilidade de voltar ao passado, voltar a era de ouro dos arcades e consoles. 

O que é o Recalbox?

O Recalbox é uma plataforma de Multijogos, representando o que há de mais nostálgico e maravilhoso no universo dos arcades, consoles e jogos antigos. Uma das plataformas mais usadas e amada no mundo dos RetroGamers.

Tela inicial
Tela inicial do Recalbox

Falando em termos mais técnicos o Recalbox é uma plataforma Front End, ou seja, uma interface gráfica que roda a frente de outra plataforma. Por trás do Recalbox temos o Emulationstation, o qual tem por base o Retroarch, englobando os mais variados emuladores e ou cores, estes tem por finalidade, emular as placas dos arcades e consoles. Exemplificando o que mencionei mais acima sobre o Recalbox ser uma plataforma Font End, pode-se dizer a grosso modo, que o Recalbox é a interface gráfica que roda à frente do EmulationStation e Retroarch.

O Recalbox recebe atualizações e melhorias de tempos em tempos para novas versões.

Para quem serve o Recalbox?

Bom, o Recalbox é feito para os amantes dos videogames e dos jogos antigos. Para os colecionadores ou aqueles noltálgicos que não possuem mais os seus adorados games e consoles e, que nunca esqueceram da sensação de assoprar uma fita. O Recalbox nos faz relembrar das horas que jogavamos os jogos de luta com os amigos, jogos como Street Fighter, Mortal Kombat e King Of Fighters. Dos clássicos de ‘briga de rua’ como Double Dragons, Final Fight e Caddilac & Dinossauros. São tantos exemplos que não tenho como mencionar todos aqui.

Na imagem possuem diversas caixas de jogos e cartuchos. Existem também muitos videogames. A imagem se resume a uma coleçao de jogos e videogames.
Cartuchos

Com o Recalbox temos a possibilidade de jogar aquele jogo raro, que nunca tivemos a oportunidade de jogar ou comprar. Ele uni diversas sensações e emoções em só lugar.

Quais consoles e arcades posso ter no Recalbox?

Existe uma grande variedade de sistemas que podem ser emulados no Recalbox:

ARCADE / FLIPERAMA
FBA Libretro / Mame

CONSOLES / VIDEO-GAMES
Atari 2600
Atari 7800
ColecoVision
GCE Vectrex
Magnavox Odyssey 2
NEC TurboGrafx-16
NEC SuperGrafx
Nintendo FDS
Nintendo 64
Nintendo NES
Nintendo SNES
Sega Dream Cast
Sega SG-1000
Sega Master System
Sega Genesis / Mega Drive
Sega 32X
SNK Neo-Geo

COMPUTADORES
Amstrad CPC
Apple 2
Atari ST
Commodore 64
Commodore Amiga 1200
Microsoft MSX
Sinclair ZX 81
Sinclair ZX Spectrum
Sharp X68000

PORTÁTEIS / HANDHELDS
Atari Lynx
Nintendo Game & Watch
Nintendo Gameboy
Nintendo Virtualboy
Nintendo Gameboy Color
Nintendo Gameboy Advance
Game Gear
SNK Neogeo Pocket Color
Wonderswan
Wonderswan Color

Como baixar o Recalbox

O Recalbox é distribuido digitalmente de forma gratuita pelos próprios desenvolvedores e programadores, diretamente no site oficial do projeto. Baixando diretamente do site dos desenvolvedores, o Recalbox vem de forma bem básica, somente com um ou outro jogo demonstrativo e, com poucos sistemas. Nele não existem as Bios necessárias para os emuladores e nem as milhares de roms que temos por ai.

O que seriam os Emuladores, as Bios e Roms?

Clicando no botão abaixo você verá um artigo bem detalhado e explicativo ao qual descrevo sobre Bios, Roms e Emuladores:

Outras maneiras de se adquirir o Recalbox

Existe a possibilidade de encontrar em foruns e sites pela internet, diversas imagens do Recalbox para download, a maioria de forma gratuita.

Há uma possibilidade de comprar o sistema, seja digital ou fisicamente dentro de um Cartão MicroSD. Mas essa modalidade não é praticada e nem difundida pelos desenvolvedores oficiais do Recalbox.

Minhas versões do Recalbox

Trabalhei durante meses em versões do Recalbox, incansávelmente. Iniciei cada projeto com a imagem do Recalbox básica. Fui adicionando e modificando temas; mapeando botões dos controles; baixando e editando inúmeras imagens das capas dos games. Adicionei milhares de roms (jogos), deixando assim o Recalbox bem personalizado, com a minha cara e do meu jeito.

Um grande diferencial: testei jogo por jogo, entre os milhares. Analisando os que abriam e executavam no sistema. Fiz o chamado ‘pente fino’ e deixando somente os jogos que funcionavam no sistema. Tendo a certeza que cada jogo iria ser jogável.

Aqui mesmo no site você encontra essas versões para serem compradas.

Ao clicar no botão abaixo, você verá quais são os 5 componentes essenciais para começar a usar o Recalbox e entrar definitivamente para o mundo dos Retrogames.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: