Os 5 componentes essenciais para usar o Recalbox

Veja quais são os 5 componentes essenciais para começar a usar o Recalbox e entrar definitivamente para o mundo dos Retrogames.

Nesse tutorial você verá quais são os 5 componentes essenciais para começar a usar o Recalbox e entrar definitivamente para o mundo dos Retrogames, aproveitando ao máximo tudo o que o Recalbox tem a oferecer.

Raspberry Pi 3 Model B

A Raspberry Pi 3 é um miniPC que de tão pequeno, se equivale ao tamanho de um cartão de crédito, e o Raspberry Pi 3 vem em sua terceira geração.

Raspberry Pi 3 Model B

Raspberry Pi 3 Model B

A sua placa é um computador barato, portátil e extremamante versátil, usado principalmente em projetos de robótica, programação e em iniciativas em geral com softwares e hardwares livres. Ele será o miniPC que receberá o sistema Recalbox, fazendo assim, o sistema ser executado e jogável.

Onde comprar Raspberry por um bom preço?

Fonte de Alimentação de 5v (Volts) e 2.5A (Amperes)

Uma  fonte de 5v com no mínimo 2.5A é essencial para o bom funcionamento da Raspberry Pi 3.

Existem inúmeras marcas e fabricantes que em sua maioria, são feitas na China. Será necessário comprar uma fonte confiável e se possível, de uma marca conhecida. Não compre somente pelo baixo preço, pois muitas dessas “baratinhas”, não possuem as voltagens e amperagens corretas, resultando em um mau funcionamento da Raspberry, trazendo assim prejuízos futuros aos componentes eletrônicos dela e que também comprometerá o bom funcionamento do sistema Recalbox.

Na foto existe um fonte de alimentação para o minipc Raspberry Pi 3.

Fonte de Alimentação

Quando a fonte não possue uma amperagem correta, com no mínimo 2.5A reais, será mostrado no canto superior direito da Tela utilizada, um icone (símbolo) de um “raio”, mostrando a falta de amperagem suficiente para o bom funcionamento da Raspberry e do sistema Recalbox.

Caso possua uma fonte adequada e com a amperagem correta, esse ícone (simbolo) do “raio” não aparecerá em momento algum.

Cartão MicroSD

O Cartão MicroSD precisa ser um com a tecnologia Classe 10, pois possuem uma maior taxa de leitura e escrita, proporcionando maior velocidade e precisão nas informações que serão geradas na Raspberry com o sistema Recalbox. Deixando assim uma maior fluidez durante os jogos.

Existem diversos cartões de memoria Microsd na imagem, em 3 fileiras com cores separadas.

Cartões MicroSD

Existem diversos tamanho de armazenamentos para o Cartao MicroSD, com capacidades de 16GB, 32GB, 64GB e 128GB. Fica a seu critério comprar o tamanho que desejará para as futuras adições de roms ou sistemas.

Onde comprar cartões de excelente qualidade por um bom preço?

Cabos para conexão de Audio e Video

A melhor conexão para audio e video será através do cabo HDMI, essa a melhor escolha.

Na imagem existe um cabo de conexao digital de audio e video conhecido como cabo hdmi.

Cabo HDMI

Existe uma outra possibilidade, a de usar um cabo AV especifíco, mas para isso, será necessário realizar algumas configurações mais técnicas e avançadas no sistema Recalbox, exigindo um maior conhecimento.

A questão é a praticidade e, nos dias de hoje, praticamente a maioria das pessoas possuem uma tv com entrada HDMI. Então, compre um cabo HDMI e seja feliz.

Controles para jogar

Aqui é onde você terá uma enormidade de opções, mas a mais usada é pela entrada USB.

Controle USB

Controle com conexão e cabo USB

Existe a conexão conhecida por GPIO, essa que por sua vez, será feita diretamente na placa do Raspberry Pi 3, costuma-se usar essa conexão na GPIO para fins de bartop e arcades.

Na imagem mostra o minipc Raspberry e os pinos da conexao GPIO.

Pinos da conexão GPIO na Raspberry

Então, basicamente com um controle conectado via conexão USB, você terá suporte quase total as mais variadas versões de controles.

Controles de Xbox 360 com o seu respectivo receiver da Microsoft, são um dos que eu uso e recomendo. Os controles de Playtation 3 e 4 podem ser usados, seja via USB ou pelo Bluetooth interno que vem na própria Raspberry Pi 3. Em versões mais antigas do sistema Recalbox, especificamente em versões abaixo da 4.0, será necessário um adaptador (dongle) Bluetooth para os controles funcionarem. Agora os controles de Xbox One e Xbox One S tem o suporte via USB. Agora eles via Bluetooth, precisam de uma configuração especial e mais avançada no Recalbox para funcionarem.

%d blogueiros gostam disto: