Este tutorial se faz necessário para que o jogador tenha conhecimento claro sobre como o sistema Recalbox trabalha em relação as configurações dos controles a serem usados nele.
Qual o Layout padrão dos controles no Recalbox?
O layout dos botões ao qual o sistema Recalbox se baseia, é no layout dos controles de Super Nintendo, em seus respectivos botões: A, B, X, Y.
Na imagem abaixo você verá o layout do controle de Super Nintendo:

Controles com diferentes Layouts dos botões
Ao usar controles como os de Xbox e Playstation, ao qual ambos os botões identificados são diferentes, mantém-se o layout idêntico ao layout do controle de Super Nintendo. A diferença é que ao mapear o controle através do Menu do Recalbox, eles terão que ser invertidos. Abaixo mostrarei em imagens para melhorar esclarecer.
Mapeamento dos controles de Xbox e Playstation:
Segue a sequência do mapeamento correto para cada botão do Recalbox:
- Botão A:
(controle de Xbox)
(controle de Playstation)
- Botão B:
(controle de Xbox)
(controle de Playstation)
- Botão X:
(controle de Xbox)
(controle de Playstation)
- Botão Y:
(controle de Xbox)
(controle de Playtation)
O mapeamento correto ficará como nas imagens abaixo:


Interface e Menus do Sistema Recalbox:
Em sua interface e menu, o sistema Recalbox tem como configuração e parâmetros os botões: A, B, X, Y, Start e Select e direcional d-pad.
Na parte inferior do Recalbox encontra-se a barra de Ajuda (Help), assim como a atribuição de funções para cada um dos respectivos botões e direcionais d-pad :


Com base em tudo o que foi mencionado acima, espero que você possa ter entendido como o sistema Recalbox atua em relação ao layout dos controles a serem usados no sistema.